Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41166

Comparte esta pagina

Título : Investigando as dificuldades na resolução de problemas e exercícios de divisão com alunos do ensino fundamental.
Autor : CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque
Palabras clave : Ensino fundamental; Divisão; Matemática - Problemas, questões, exercícios; Aprendizagem baseada em problemas
Fecha de publicación : 1-dic-2017
Citación : CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque. Investigando as dificuldades na resolução de problemas e exercícios de divisão com alunos do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : É comum os alunos apresentarem dificuldades em divisão de números naturais, mas, no dia a dia, ao se deparar com situações que envolvam divisão, ele resolvem essas situações da forma que faz mais sentido para elas. Contudo, alguns até conseguem utilizar corretamente o algoritmo ao resolver questões de divisão, porém não sabe dar o significado para tal operação, em outras palavras, o aluno sabe fazer mais não sabe explicar. Identificar os entraves enfrentados pelos alunos nesse processo é essencial para o professor trabalhar no sentido de esclarecer todas as dúvidas surgidas durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar as dificuldades de alunos do 6º ano do ensino fundamental em solucionar uma sequência de problemas e “contas secas” envolvendo a operação de divisão, evidenciar as estratégias utilizadas por eles na resolução dos problemas propostos e categorizar os erros cometidos. Os resultados dessa investigação mostram que, de uma forma geral, nos problemas a maior dificuldade deu-se no início da resolução, na compreensão e interpretação do que está sendo pedido. Já nas “contas secas”, a maioria dos erros ocorreram na execução da conta, isso pode se dar pelo fato de que nos exercícios não há muito o que interpretar, o desafio é encontrar a melhor estratégia, geralmente uma fórmula ou regra pronta.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41166
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque.pdf3,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons